Covid-19: Campinas cria campanha que orienta sobre cuidados dentro de casa para tentar reduzir curva de contágio

Cartilha terá dicas para ampliar limpeza dentro de casa e evitar compartilhamento de objetos.

Índice de transmissão na cidade está em 1,4 - ideal é ficar abaixo de 1 até reduzir totalmente.

Secretaria de Saúde de Campinas faz campanha para diminuir contágio de Covid-19 A Prefeitura de Campinas (SP) elaborou uma campanha para orientar os moradores nos cuidados contra o novo coronavírus dentro da própria casa, entre pessoas da mesma família, para tentar reduzir a curva de contágio da doença.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o índice de transmissão da Covid-19 no município atualmente está em 1,4 - cada grupo de dez pessoas passa para 14.

O ideal é que o número fique abaixo de um até reduzir por completo.

Segundo o Executivo, a campanha de conscientização será lançada nesta semana com material na internet e panfletos.

As orientações consistem em dicas sobre a ampliação dos cuidados, como separar toalhas de banho, talheres, copos e aumentar a quantidade de vezes em que a residência passa por limpeza.

"Por mais que o isolamento total dentro de casa seja muito difícil, todos os cuidados devem ser tomados para que essa curva de contágio diminua cada vez mais", disse a diretora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Andrea Von Zuben.

Índice de Transmissão De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, o índice de transmissão em Campinas já chegou a estar em 1,8 e, quanto mais próximo de 2, mais grave é o aumento do contágio.

"Claro que o índice atual é melhor do que 1,8, mas ainda é preocupante.

Qualquer número acima de um significa que a curva ainda está aumentando.

Ela precisa estar abaixo de 1 para a gente começar a enxergar uma redução", explicou Andrea.

A prefeitura reforça que a principal medida para diminuição do contágio é o isolamento social, que precisa ficar acima de 50%.

No entanto, em 105 dias desde o início do monitoramento do governo estadual, o município atingiu o índice de 50% a 59% apenas durante 40 dias.

Campinas tem multidão concentrada no Centro no quarto dia de reabertura gradual do comércio durante a quarentena. Jefferson Barbosa/EPTV Número em Campinas Campinas (SP) registrou mais 821 casos positivos do novo coronavírus no balanço divulgado nesta segunda-feira (29) pela prefeitura.

A cidade passa a ter 7.848 moradores infectados e as mortes chegaram a 296, com cinco a mais do que a atualização do sábado (27). Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara G1 Initial plugin text Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Categoria:SP - Campinas e região